Teste Kawasaki Ninja 650 R


 Kawasaki Ninja 650 R

Esportiva com caracteristicas de moto turismo, isto define uma Esporte-Turismo. Um tipo de moto que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. A característica de esportividade, dá a motivação e a emoção na pilotagem, alia-se ao conforto para passeios que permitam viagens até com garupa, tocando com esportividade, sem deixar de curtir a estrada e a paisagem com conforto.
Ninja 650 uma esportiva com jeito de moto turismo
Ninja 650 uma esportiva com jeito de moto turismo
Nessa proposta se encontra a Ninja 650 R. O guidão é alto para uma esportiva – o mesmo da ER-6 – Assim como motor, chassi e suspensão de forma que permite a postura ereta e relaxada do piloto. Mas não perde o caráter esportivo reforçado pelo desenho das carenegens e faróis. Piscas integrados nas bordas dos painéis laterais reforçam a imagem de moto esportiva.
A mecânica é da ER-6 mas vestida para as estradas
A mecânica é da ER-6n mas vestida para as estradas
Também o assento, bem dimensionado, permite rodar com duas pessoas sem problemas até que por bastante tempo. O banco, bipartido, oferece duas alturas para mais conforto tanto para o garupa que fica mais alto para ter mais visão da paisagem quanto para o piloto, que tem mais apoio dos joelhos nas laterais do chassi, ele fica bem encaixado. Em dias quentes, porém, o ar quente vindo do radiador incomoda um pouco, então você não vai querer ficar parado com ela no trânsito.
A posição ereta te tira da proteção da bolha em maiores velocidades
A posição ereta te tira da proteção da bolha em maiores velocidades
Em termos de performance também se parace muito com a irmã naked. A vantagem do guidão alto nos percursos urbanos se desfaz quando, nas estradas, você quer manter médias mais altas e a bolha se mostra um pouco baixa para abrir o vento de forma conveniente. A posição do piloto, em relação à aerodinâmica da carenagem é um pouco fora de altura. Abaixando um pouco já dá para perceber que melhoraria muito nas rodovias, a proteção do vento. Um guidão mais baixo, como acessório, pode vir a ser uma boa opção.
Os espelhos, se mostram expostos e ficam  posição razoável para uso nas estradas. Porém, nas cidades prejudicam bastante a maneabilidade no trânsito. Como ficam muito para fora da carenagem o ponto cego deles é grande, também por causa da grande distância que ficam dos olhos do piloto.
Como a Ninja 650 R tem vários componentes da
Instrumentos completos e de fácil visualização com velocímetro digital e tacômetro analógico
Instrumentos completos e de fácil visualização com velocímetro digital e tacômetro analógico
irmã ER-6-n (modelo 2012) as especificações também são correspondentes. Na teoria o peso adicional da carenagem (4Kg) prejudicaria na relação peso/potência mas na prática isso é compensado pela melhor aerodinâmica do conjunto. Resulta disso, a diferença nas médias de consumo obtidas. 21,78 para a Ninja contra 17,21 Km/litro na ER-6-n. A melhor aerodinâmica conta bastante, principalmente nas rodovias.

Como uma esporte turismo a Ninja 650 R fica bem definida como um meio termo, em que para a esportividade seria esperada uma posição de pilotagem um pouco mais inclinada com uma ação maior da bolha sobre o vento frontal. Adicionalmente o posicionamento dos espelhos não foi feliz, provocando muitos pontos cegos e grande vulnerabilidade. O que ajuda é que são dobráveis.
Mas ao preço sugerido (sem frete ou seguro, dez/2012) de R$ 23.990,00 na versão standard e R$ 26.990,00 na versão com ABS pode ser uma boa opção quando a ER-6n já da versão 2013, com poucas modificações se encontra a partir de R$25.990,00 na standard até R$ 28.880,00 na versão com ABS.